O design e mobiliário de Spy x Family


Sala de estar do apartamento dos Forger
O apartamento dos Forger mistura mobiliário modernista com outras peças vintage, como o relógio de pêndulo. Crunchyroll/Reprodução

Provavelmente o tema “decoração em animes (animações japonesas) e mangás (histórias em quadrinhos japonesas)” não seja o primeiro a vir na cabeça quando tratamos de mobiliário. Porém, Spy x Family, obra escrita e ilustrada por Tatsuya Endo, publicada no Brasil pela Panini Comics, veio para provar que dá para aprender sobre design de um jeito bastante divertido!

Gif de Anya dançando
Fetcher/Reprodução

A história se passa em um país fictício na Europa, que está dividido por questões ideológicas. A analogia com a Alemanha comunista e capitalista é bastante clara.

Loid segurando Anya
Tenor/Reprodução

O enredo acompanha Loid Forger, codinome Twilight, um espião que precisa criar uma família falsa para se aproximar de um líder político e evitar uma possível guerra. Ele adota a pequena Anya (a garotinha fofa de cabelos rosa) e “se casa” com Yor, uma funcionária da prefeitura, dando início à operação Strix.

Sala de estar dos Forger integrada com cozinha
A cozinha do apartamento é semi-integrada com o restante da sala, uma tendência contemporânea. Crunchyroll/Reprodução

O twist é que Anya possui poderes psíquicos de leitura da mente e Yor trabalha como assassina em meio período.

Yor, Loid e Anya dançando
Know Your Meme/Reprodução

Com cada um da família tendo um segredo, e somente Anya conhecendo a verdadeira natureza de seus novos pais, começam as aventuras dessa família que, apesar de todas as esquisitices, nutre carinho e afeto uns pelos outros.

O apartamento dos Forger

Fachada do apartamento dos Forger

Por se passar na Europa de meados do século XX, tanto o mangá quanto o anime possuem diversas referências ao estilo decorativo da época.

Sala de estar nod Forger

O apartamento dos personagens fica em prédio de estilo vitoriano, com interiores que combinam o mid century modern com aquela atmosfera vintage chic, aconchegante e acolhedora.

Loid e Yuri se cumprimentando
Adoramos esse papel de parede geométrico charmoso. Crunchyroll/Reprodução

Inclusive, algumas tendências que podemos ver ali voltaram a aparecer em projetos contemporâneos, como papéis de parede, móveis em madeira e boiseries. Além, é claro, do charmoso piso de tacos.

Loid e Anya dormen no sofá LC
Anya e Loid cochilam no sofá da série LC. Talvez não o sofá mais confortável, mas a cena é tão fofinha que podemos deixar de lado a dor nas costas depois. Crunchyroll/Reprodução

Na área social, Anya, Loid e Yor sempre se juntam para tomar chá nos sofás e poltronas da série LC, do arquiteto Le Courbusier.

Poster de cadeiras Eames
Além do papel de parede, o apartamento tem boiseries e um poster Eames em destaque. Crunchyroll/Reprodução

Ainda na sala, pendurado na parede acima do telefone, fica um poster com as cadeiras Eames, de Charles e Ray Eames.

Loid em seu quarto
Crunchyroll/Reprodução

A poltrona Lounge Eames aparece no quarto de Loid, ao lado de sua cama.

Para cada capa uma cadeira

A influência do mobiliário em Spy x Family é tão marcante que cada capa dos nove primeiros volumes do mangá consiste em uma das personagens sentada em uma cadeira ou poltrona icônica cujo design se relaciona com sua personalidade.

Confira abaixo cada uma das poltronas de Spy x Family, com seus criadores e um pouco de suas histórias!

Volume 1: Loid e a LC2

Capa do mangá de Spy x Family volume 1
Jump Comics+/Reprodução
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Criada pelo arquiteto franco-suiço Le Corbusier, junto com seu primo Pierre Jeanneret e a designer Charlotte Perriand, em 1928, essa cadeira foi produto de extensivos estudos sobre a forma humana e suas posições sentadas. Cada linha foi otimizada ao máximo para chegar em um design funcional e sem excessos. A LC2 original é composta somente pela base em forma de grelha, almofadas e três perfis de aço em forma de tubo.

Assim como Loid, o design da LC2 é racional e sóbrio. Talvez não seja a cadeira mais confortável de todas, mas suas linhas exatas e estética que remetem ao “Estilo Internacional” modernista com certeza exalam elegância, da mesma forma que nosso espião.

Volume 2: Anya e o Sofá Marshmallow

Capa do mangá de Spy x Family volume 2
Jump Comics+/Reprodução

Em meados dos anos 1950, um inventor disse aos designers George Nelson e Irving Harper que conseguiria produzir almofadas circulares em forma de disco de forma rápida. Intrigados, ambos agruparam 18 delas em uma estrutura metálica e criaram o sofá Marshmallow. No fim das contas, o inventor não conseguiu cumprir sua parte do acordo, mas a empresa Herman Miller decidiu produzir o sofá mesmo assim, em 1956!

A versão colorida que aparece no mangá é bastante lúdica e combina com a personalidade inocente e divertida de Anya. Com um toque de pop art e almofadas removíveis, essa com certeza seria o sofá que a personagem e seu ursinho, o senhor Quimera, escolheriam para sentar ou brincar.

Volume 3: Yor e La Chaise

Capa do mangá de Spy x Family volume 3
Jump Comics+/Reprodução

Criação de Charles e Ray Eames, a La Chaise nasce de um conceito de formas livres e curvilíneas, permitindo que o usuário possa se sentar ou se deitar. A inspiração veio de uma escultura de 1927 chamada “A figura flutuante”, de Gaston Lachaise, de quem herdou o nome. Apesar de ter sido desenhada em 1948, ela só foi produzida em 1991.

Yor aparece sentada em suas roupas de Thorn Princess (a princesa dos espinhos), seu visual quando trabalha como assassina. As linhas sensuais da La Chaise combinam com a persona femme fatale que a personagem incorpora e o branco do assento contrasta com o vermelho e preto de seu vestido. A inspiração na escultura de uma mulher também reforça a feminilidade da peça.

Volume 4: Bond e a Poltrona Ball

Capa do mangá de Spy x Family volume 4
Jump Comics+/Reprodução

Essa cadeira icônica foi concebida pelo designer finlandês Eero Aarnio em 1963. Ele conta que desejava criar uma cadeira para sua casa que funcionasse para todos os membros de sua família. Fascinado por navegação, Aarnio havia conhecido a fibra de vidro, um material utilizado em barcos. Ele cria então um design simples e marcante, entendendo que o plástico é ideal para formas curvas e que uma esfera seria extremamente resistente.

A Poltrona Ball ficou conhecida no cinema como uma cadeira de vilões. Imagine um inimigo do 007 sentado em uma delas com a face encoberta pela esfera! Nada mais justo, então, que entregar essa poltrona ao cãozinho da família Bond, batizado em homenagem ao espião do programa de TV favorito de Anya, Bondman. Além da referência à espionagem, parece coerente colocar o cão junto da bola, não acham?

Volume 5: Yuri e a Barcelona

Capa do mangá de Spy x Family volume 5
Jump Comics+/Reprodução

Em 1929, o célebre arquiteto Mies van der Rohe criou esta cadeira para o Pavilhão da Alemanha na Exposição de Barcelona daquele ano. O Pavilhão era o local de abertura do evento e ali o rei da Espanha seria recebido. Com sua estrutura delgada e elegante feita de duas barras de aço cromado de cada lado, a cadeira Barcelona é, literalmente, um trono real. “O governo iria receber um rei… A cadeira tinha que ser… monumental.” comentou o arquiteto.

Quem conheceu Yuri, tanto no mangá quanto no anime, sabe da sua personalidade um tanto arrogante e cheia de si. Portanto, em sua capa, ele aparece sentado com uma cara de poucos amigos em sua cadeira real.

Volume 6: Fiona e a Heart Cone

Capa do mangá de Spy x Family volume 6
Jump Comics+/Reprodução

Como o nome sugere (em inglês “Heart Cone” significa “cone de coração”), essa cadeira tem um marcante formato de coração e um quê de pop art. Assinada por Verner Panton, em 1959, ela foi criada como uma interpretação futurista da clássica poltrona Chesterfield. Apesar de não parecer o assento mais seguro para se sentar, não se preocupe, a base metálica de aço inoxidável garante a estabilidade do usuário.

A relação entre Fiona e a Heart Cone é bem óbvia, a personagem, também espiã, é perdidamente apaixonada por Loid, seu mentor, e faz tudo ao seu alcance para conquistá-lo e tomar o papel de Yor como esposa na operação Strix.

Volume 7: Damien e a Willow

Capa do mangá de Spy x Family volume 7
Jump Comics+/Reprodução

Charles Rennie Mackintosh desenvolveu a cadeira Willow no começo dos anos 1900 (entre 1903 e 1904) para a Willow Tea Rooms, uma casa de chá em Glasgow, cujos interiores foram todos concebidos por ele. A decoração foi inspirada em um poema chamado “O Ye, All Ye That Walk in Willow Wood”, (Ó vós, todos vós que andais em na floresta dos salgueiros) de Dante Gabriel Rossetti. A poltrona escultural possui o encosto curvo composto de treliças de madeira formando um salgueiro estilizado. Ela também servia como divisória entre os salões da frente e dos fundos.

O pequeno Damien parece desproporcionalmente pequeno sentado na robusta Willow, mas com certeza essa é uma cadeira que consegue abrigar toda a sua grande (e forte) personalidade! Vindo de uma família importante e aristocrática, casas de chá definitivamente faziam parte da rotina da personagem.

Volume 8: Franky e a Eames Lounge com otomano

Capa do mangá de Spy x Family volume 8
Jump Comics+/Reprodução

Talvez a mais conhecida da lista, a poltrona Eames Lounge é outra criação de Charles e Ray Eames. Ainda que tenha surgido em 1956, no auge do design modernista, mais rígido e pragmático, ela foi criada pensando no conforto. Charles dizia que sua visão era de uma peça com “o visual caloroso e receptivo de uma luva bem usada de um ‘primeira-base’” (a “primeira-base” refere-se à posição do beisebol, ou seja àquelas luvas utilizadas no esporte).

O jeito divertido e amigável do informante Franky se acomodam perfeitamente na Eames Lounge. A personagem costuma aparecer como alívio cômico na narrativa e está sempre disposto a ajudar Loid em sua missão, até aproveitando para se divertir com Anya no processo. Ele aparece relaxado e sorrindo na capa, definitivamente confortável.

Volume 9: Becky e a Coconut Lounge

Capa do mangá de Spy x Family volume 9
Jump Comics+/Reprodução

Não é à toa que a melhor amiga de Anya apareça sentada em outra criação de George Nelson para a Herman Miller. O nome da peça, de 1956, vem da inspiração do seu design: Nelson afirma que ela se assemelha a ⅛ de um coco se ele for cortado em fatias. A ponta que forma o encosto é ligeiramente mais alongada que as outras duas e esse é o segredo para a acomodação de quem está sentado.

Becky se apropria 100% do espaço da Coconut Lounge trazendo junto até sua pelúcia de carneiro. Sua personalidade amável e confiante (talvez um pouco mimada) se encaixa no assento curvo da cadeira, que permite várias formas de sentar. Outra peça lúdica para as pequenas amigas.

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Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

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